Jardins e Parques do Porto

Com ou sem parque infantil, com mais ou menos sombras para se abrigar do sol, reunimos nesta lista os melhores parques e jardins no Porto.

O Porto está particularmente bem servido nesta área. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque da Cidade ao Parque de Serralves, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para passear ao fim-de-semana, fazer algum exercício físico ou até para descansar no final de um dia longo de trabalho.

Parque da Cidade

Parque da cidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Parque da Cidade é o maior parque urbano do país, com uma superfície de 83 hectares que se estendem até ao Oceano Atlântico, uma particularidade rara a nível mundial. Foi projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal, tendo sido inaugurado em 1993 (1ª fase) e finalizado em 2002. A presença da pedra assume uma característica preponderante deste parque, onde a construção de muros de suporte de terras, estadias e pavimentos criam uma ideia rural e campestre. Em 2000, foi selecionado pela Ordem dos Engenheiros, como uma das “100 obras mais notáveis construídas no século XX em Portugal”. Entre outros equipamentos, acolhe ainda o Centro de Educação Ambiental.

Flora: Pinheiro manso (Pinus pinea), Pinheiro bravo (Pinus pinaster), Plátanos (Platanus spp.), Choupos (Populus spp.), Carvalhos (Quercus spp.), Amieiros (Alnus glutinosa), Salgueiros (Salix alba) e Vidoeiro (Betula alba).

Parque da cidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Infraestruturas Disponíveis: WC públicos; Cafetaria/Restaurantes; Aparcamento de Bicicleta; Campos desportivos, vólei em areia e Ciclovia partilhada.

Acessível a pessoas com limitação Física.

  • MORADA

    Estrada Interior da Circunvalação , 15443, 4100-183 Porto

  • HORÁRIO

    1 de outubro a 30 de março: 07h00-22h00
    1 de abril a 30 de setembro: 07h00-24h00

  • Contatos

    +351 225320080
    dmevgi@cm-porto.pt

Parque de Serralves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Parque de Serralves, da primeira metade do século XX, foi o primeiro jardim privado nacional construído com base num projeto de arquitetura paisagística.

Concluído em 1940, o jardim adequa-se ao perfil neoclássico da arte dos jardins franceses, ligeiramente modernizado, afastando-se do conceito tradicional de jardins vigente no Porto.

Quer pelas características históricas e artísticas, quer pela dimensão (18 hectares), diversidade paisagística e estado de conservação, o Parque de Serralves é um lugar único no panorama nacional e internacional.

Inclui paisagens muito diversificadas, desde os declinados socalcos aos frondosos bosques, da geometria labiríntica de uns jardins aos terrenos agrícolas, do roseiral ao lago romântico.

Parque de Serralves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Composto por vestígios de um jardim do século XIX, pela Quinta do Mata-Sete, pela Casa de Serralves, pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves e pelo Treetop Walk, cujos jardins foram concebidos de modo a fundirem-se harmoniosamente com a paisagem envolvente e a estrutura edificada. Edifício classificado como monumento de interesse público.

Acessível a pessoas com limitação Física.

  • MORADA: Rua de D. João de Castro, 210, 4150-417 Porto
  • HORÁRIO: Todos os dias das 10:00 – 19:00
  • CONTATOS:

    +351 226156500
    serralves@serralves.pt

Jardins do Palácio de Cristal

Jardim do Palácio de Cristal

 

Os Jardins Românticos do Palácio de Cristal, ocupam uma área de 8 hectares no centro do Porto e foram projetados no século XIX pelo arquiteto paisagista alemão Émille David, no contexto da construção do próprio edifício do Palácio de Cristal. Atualmente conservam-se ainda do projeto original, o Jardim Émille David na entrada principal, a Avenida das Tílias, o bosque e a conceção das varandas sobre o Douro. Podemos ainda contemplar as magníficas panorâmicas sobre o rio e sobre a cidade, que miradouros em posições estratégicas nos oferecem. De referir que estes jardins tirando partido do património botânico e da dinâmica lúdico-cultural, acolhe um Centro de Educação Ambiental.

Jardim do Palácio de Cristal

 

Flora: Tulipeiro da Virginia (Liriodendron tulipifera), Acer (Acer negundo), Tília (Cordata, Platyphyllos e Tomentosa), Camelia sp., Magnólia (Magnolia grandiflora), Metrosideros, Palmeira (Washingtonia Robusta), Araucaria (Araucaria Heterophylla)

Infraestruturas Disponíveis: WC públicos; Cafetaria/Restaurantes; Campos desportivos (Futebol e Basquetebol); Parque Infantil; Biblioteca e Centro de Educação Ambiental (CEA) e Museu Romântico.

1 outubro a 30 março: 08h00-19h00
1 abril a 30 setembro: 08h00-21h00

Acessível a pessoas com limitação Física.

MORADA

Rua de D. Manuel II, NA, 4050-346 Porto

HORÁRIO
Todos os dias das 08:00 – 21:00
CONTATOS

+351 225320080
dmevgi@cm-porto.pt

Jardim Botânico do Porto

 

A par da Galeria da Biodiversidade, o Jardim Botânico do Porto integra o segundo polo do MHNC-UP. Com mais de quatro hectares e um traçado delineado em finais do século XIX, o “pulmão verde” do MHNC-UP, localizado na antiga Quinta do Campo Alegre, apresenta espaços ajardinados diversificados, que enquadram dois edifícios principais que foram recentemente alvo de requalificação: a Casa Andresen, cujo nome evoca importantes vultos da literatura portuguesa do século XX – Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A., na qual está agora instalada a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, um espaço dedicado à divulgação das ciências biológicas, evolução e biodiversidade; e a Casa Salabert, onde funciona  o E-Learning Café – Botânico da U.Porto.

Até chegar às altas sebes de japoneiras, que ficam a sul do Jardim, há delicados jardins para percorrer: o das “suculentas”, o dos xistos, o do peixe e do rapaz de bronze, ou o Jardim dos Jota, que perpetua as iniciais dos seus antigos proprietários, Joana e João Andresen, avós de Sophia e Ruben A.

Jardim Botânico do Porto

Faça uma visita ao jardim

No Jardim Botânico do Porto, os visitantes poderão participar em visitas guiadas individuais ou para grupos. Regularmente são organizadas atividades diversificadas dirigidas a todos os segmentos do público, incluindo atividades práticas pensadas para o público mais jovem.

O Jardim Botânico atualmente inclui:

  • Um jardim histórico composto por três partes distintas (Roseiral, Jardim dos Jotas e Jardim do Peixe), separadas por Camélias,
  • Dois lagos, um dos quais com nenúfares,
  • Estufas, incluindo uma de cactos e outra de plantas tropicais,
  • Um jardim de cactos e outras plantas suculentas,
  • Espaços de árvores centenárias e variadas espécies vegetais raras e/ou exóticas.
  •  Galeria da Biodiversidade do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

Entrada Livre (Gratuito)

Contatos:

Contacto geral (Casa Andresen): 22 040 8727

Para situações urgentes, ou dúvidas quanto à marcação de visitas guiadas, pode contactar: 93 308 6492

Diretor: Paulo Farinha Marques, Arquiteto Paisagista e Professor Associado da Faculdade de Ciências da U.Porto

Como chegar ao Jardim Botânico:

Localização: Rua do Campo Alegre, 1191 4150-181 Porto

Hórario:
Inverno: 9:00H/19:00H
Verão: 9:00H/19:00H

Foz do Douro

Foz do Douro Porto

 

zona onde desagua o rio Douro, também conhecida como a Foz do Porto ou do Douro, tem vários pontos de interesse fazendo deste um local de atração fora do centro histórico.

Comece pelo bonito Passeio Alegre, um dos locais a visitar no Porto. Constituído por um bonito jardim público, convida toda a gente a um passeio romântico num espaço com cerca de 41 000 m2 e onde pode aproveitar para jogar minigolfe com a família ou os amigos.

Foz do Douro Porto

 

De seguida, irá encontrar o bonito Forte de São João Baptista da Foz. Construído no século XVI, este forte serviu para a proteção da foz do rio Douro e sofreu melhoramentos ao longo dos séculos para prevenir eventuais ataques dos espanhóis e, mais tarde, das tropas napoleónicas.

Pode terminar a sua visita à Foz do Porto com um passeio até aos farolins da barra do Douro ou aproveite para admirar as pequenas mas bonitas praias desta zona.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo